São 14 vereadores com o compromisso de servir o município
Nesses quarenta anos de trabalho o Poder Legislativo municipal aprovou 1.180 projetos que hoje são leis municipais. Desde sua fase inicial até a atualidade, os projetos apresentados e analisados no legislativo municipal são elaborados com a participação popular, seja com a contribuição das entidades representativas da comunidade diretamente interessada ou mais recentemente por meio da consulta popular.
Ultimamente, a Câmara de Vereadores de Boa Vista tem realizado sessões itinerantes, convocadas exclusivamente com essa finalidade, assim como audiências públicas para ouvir a opinião da população. A busca por contribuições efetivas nas áreas de interesse, social, econômico, urbanístico, histórico e ambiental estão sempre na pauta do Poder Legislativo Municipal.
Conheça os parlamentares da atual legislatura
Mesa Diretora
BRAZ BEHNCK (PPS)
Presidente
GEORGE MELO
Vice- Presidente
JOZIEL
1º Secretário
PASTOR ROSIVAL
2º Secretário
Demais vereadores
CHICO DOIDO
ALFONSO RODRIGUES
TELMÁRIO MOTA
LOURDES PINHEIRO
MASAMY EDA
PAULO LINHARES
SEBASTIÃO LIRA NETO “PELÉ”
MANOEL NEVES
MAURICÉLIO GAROTO
IDINALDO DUNGA
As fotos falam mais alto
Espaço democrático: a Câmara Municipal de Boa Vista coloca a disposição da população a “Carta Cidadã” para que o cidadão possa depositar suas críticas e sugestões aos vereadores da capital.

Representação feminina: As então vereadoras, Lourdes Pinheiro (Lourdinha), Maria da Conceição Ventura (Roxa), Maria Alice Andrade, e Darcy Freitas, durante a sessão solene de Abertura e instalação da 3ª Seção Legislativa da 1ª Legislatura na Assembleia Legislativa. Na foto, consta ainda o governador Ottomar Pinto, o presidente da Assembleia Airton Cascavel e os outros 23 deputados estaduais.Em 16 de fevereiro de 1993.
Foto:reprodução Jornal de Roraima, edição -146 de 25 de junho de 1991
Plano Diretor de Boa Vista: Os vereadores do município, presididos pelo vereador Gilberto Inácio de Araújo aprovaram, em 24 de junho de 1991, o Plano Diretor do Município, instrumento básico da política urbana que deve ser executada pelo município. Ele dispõe sobre a promoção do desenvolvimento urbano, zoneamento, uso e ocupação do solo e sistemas viário, objetivando estabelecer os requisitos fundamentais para o ordenamento da cidade.

Importante parceria marca o Legislativo Municipal: Em solenidade realizada no dia 23 de novembro de 2007, na Câmara de Vereadores de Boa Vista/Roraima, foi inaugurada a Escola do Legislativo Municipal, com a presença do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo – ABEL, Florian Madruga. Também presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista Marcelo Vieira de Carvalho, o prefeito de Boa Vista Iradilson Sampaio, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado Desembargador Robério Nunes dos Anjos, a representante da Escolegis da Assembléia Legislativa de Roraima, Adriana Cruz, vereadores da Capital e demais autoridades.
Entrosamento e dedicação fazem o legislativo cidadão
A Câmara Municipal de Boa Vista comemora quatro décadas com saldo altamente positivo. Louve-se a atuação pessoal dos presidentes, cada um em seu momento e seus projetos e, mais ainda, a condução dos trabalhos, postura e bom relacionamento dos servidores daquele poder, quer seja com seus chefes ou com a sociedade.
É claro, nada seria possível fazê-lo, caso não tivesse havido a participação popular e a exigência do cidadão. O certo é que, o bom relacionamento, políticos, servidores e cidadão, mostra que o papel do Legislativo esta cada vez mais sendo visto como algo que vai muito além da função de apreciar e votar projetos de lei e de dar palanque a discursos vazios.
O Legislativo tem o compromisso de fiscalizar a aplicação dos bens públicos, e também trabalhar, por meio dos seus parlamentares e servidores as políticas públicas que os munícipes precisam para melhorar a qualidade de vida.
A única mulher do Brasil que se mantém no cargo por vários anos
A vereadora Lourdes Pinheiro (PSB), reeleita pela sétima vez vereadora do município de Boa Vista, com 2.342 votos, é a única mulher do Brasil que consegue se manter no mesmo cargo eletivo por vários anos consecutivos, inclusive tendo sido presidente da Casa por inumeras vezes.

“Apesar de ainda ser muito discriminada, hoje a mulher está galgando cada vez mais seu espaço e assim deve permanecer, sem se acomodar, pois já demonstrou que é capaz, principalmente em Boa Vista, onde podemos observar várias administrações comandadas por mulheres, a exemplo a Prefeitura e Câmara Municipal”. Jornal FOLHA DE BOA VISTA – 15 de Julho de 2004