quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sinjoper se mobiliza contra processos a jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) vem a público protestar contra o cerceamento da liberdade de expressão e de opinião que a categoria está enfrentando nesse período que antecede a campanha eleitoral, quando vários profissionais estão sendo processados por informar sobre os atos da administração pública em redes sociais na internet.

A liberdade de expressão é um preceito constitucional garantido a qualquer cidadão. Entretanto, profissionais da Imprensa em Roraima, legítimos responsáveis por levar a informação à população, para que a mesma possa lutar pela garantia de seus direitos, estão sofrendo censura e perseguição por políticos e partidos, numa tentativa de intimidar e calar esses profissionais.

Tal atitude nos remete aos tempos da Ditadura Militar, quando a Imprensa sofreu todo tipo de censura e perseguição. Voltamos a ter casos de jornalistas sofrendo ameaças de morte, pressões psicológicas e intimidação, com o objetivo de impedir que os fatos cheguem ao conhecimento da sociedade.

Segundo o presidente do Sinjoper, jornalista Gilvan Costa, diante dos fatos, o sindicato vai fazer um encaminhamento a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e tentar uma orientação jurídica para acompanhar estes processos em tramitação e os que por ventura vierem a ser protocolados durante a campanha eleitoral de 2010.


por Gilvan Costa

Foto Wilson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário